Recentemente, tive de comprar um novo caixote do lixo para a minha cozinha. Tento não fazer compras online. Mas estava ocupada e a Internet estava ali, por isso pensei em fazer a compra e voltar ao trabalho. Uma hora mais tarde, depois de ter visitado vários sites e lido uma centena de críticas online, senti-me confiante de que tinha encontrado o caixote do lixo ideal para a minha cozinha. Trabalho bem feito.
Algumas semanas mais tarde, estava a jantar em casa de um amigo quando reparei que ele tinha exatamente o mesmo caixote do lixo. Brincámos com isso. Trocámos gracejos sobre a sua elegante tampa “whisper close”. Mas a experiência deixou-me inquieto.
Este tipo de coisa já aconteceu antes. Já vi o altifalante Bluetooth que possuo em várias outras casas e um dos meus melhores amigos tem o meu par de luvas de inverno. O meu irmão, sem que nenhum de nós o soubesse, comprou o mesmo sofá e cadeira de “meados do século” que eu; a única diferença é que ele optou por comprar o sofá em pele castanha e a cadeira em estofos cinzentos, enquanto eu optei pela combinação oposta de tecidos contrastantes e de bom gosto.
A Internet é como um jogo de carnaval que nos atrai com uma enorme parede de prémios, mas que depois nos manda embora com o mesmo porta-chaves barato.
Este tipo de coincidências costumava parecer-me notável. Como é que, na imensidão do mercado em linha, podemos tomar independentemente as mesmas decisões de compra?
Agora sei a resposta. Embora a Internet proporcione a ilusão de uma diversidade e abundância infinitas – uma abundância de bens, mas também de informação e ideias – esta abundância é muitas vezes ilusória. A infraestrutura da Internet moderna garante que, de forma muito eficiente e muito rápida, todos nós tendemos a acabar nos mesmos sítios, a comprar os mesmos caixotes do lixo e a aderir às mesmas ideias. É como um jogo de feira que nos atrai com uma enorme parede de prémios, mas que depois nos manda embora com o mesmo porta-chaves barato.
“As consequências da seleção e classificação algorítmica”, escreveu o autor de uma análise de 2019 em Revisão da Política da Internet, teve um “efeito de homogeneização” na…